Legislativo de Salete homenageia 20 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Taió
A Câmara de Vereadores de Salete realizou na noite de terça-feira (08/08) a 26ª sessão legislativa. Dentre as pautas em discussão esteve a Moção de Aplausos e Louvor de proposição do vereador Odair José Ferreira (PL) para a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, com sede no município de Taió, que completa 20 anos de instalação no próximo dia 13 de agosto.
A moção foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores, que também usaram o espaço da tribuna e considerações finais para parabenizar a instituição e enaltecer os trabalhos desempenhados. Estiveram na sessão o comandante Capitão Ardigó, o Sargento Alexander, o Cabo Jefferson, o Soldado Siqueira e os Bombeiros Comunitários: Jaci, Raildo, Michel, Ignazuck, Lessa e Freitas.
“É um orgulho para esta Casa Legislativa poder homenagear essa importante instituição. Os bombeiros tem uma missão valorosa e ao longo dos anos contribuem muito no atendimento e segurança da nossa região do Vale Oeste. Agradeço a todos os vereadores pela aprovação. Faço parte do efetivo de bombeiros comunitários desde 2014, é uma classe que busco sempre defender e contribuir, parabéns aos Bombeiros de Taió por sua história”, destaca o vereador Odair José Ferreira (PL).
?? A história dos Bombeiros de Taió
Em 13 de agosto de 2003, por determinação do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, partiram para a cidade de Taió seis bombeiros militares, sendo o comandante Sargento Galeazzi, o Cabo Muniz, e os Soldados Alexander, Everson, Pacheco e Nevaldo. A primeira instalação do quartel ficava junto da sede da Secretaria de Obras da Prefeitura de Taió, na Avenida Nereu Ramos, nº 645, bairro Vila Mariana.
O então 2º Grupo de Bombeiros Militar de Taió contava com um caminhão combate incêndio ABT 35, uma ambulância Fiat Elba ASU 14, um kadett ATP para fazer vistorias, uma embarcação, além de materiais e equipamentos, cuja missão era para guarnecer os 4 municípios da região do Vale Oeste, Taió, Salete, Rio do Campo e Santa Terezinha, com apoio ainda para as cidades de Mirim Doce e Pouso Redondo. No mesmo ano da instalação do quartel, em dezembro de 2003, foi formada a primeira turma de Bombeiros Comunitários.
Ao longo dos anos o Corpo de Bombeiros Militar de Taió realizou inúmeros serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, de combate a incêndio, busca e salvamento de pessoas e bens em períodos de enchentes e o atendimento pré-hospitalar. Além disso, através do Serviço de Segurança contra Incêndio estabelece normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio, catástrofe ou produtos perigosos.
Em janeiro de 2013 mais uma grande conquista para a instituição, o 2º Grupo de Bombeiros Militar de Taió ganha sua sede própria, localizada na Rua Expedicionário Rafael Busarello, nº 784, bairro Padre Eduardo. A estrutura atual e o constante aprimoramento de equipamentos para o atendimento também merece destaque, entre o mais recente a conquista do caminhão combate incêndio ABTR 192.
Atualmente denominado como 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar a sede de Taió responde ao 15º Batalhão de Bombeiros Militar de Rio do Sul e é comandada pelo Capitão BM Leonardo Felipe Ardigó da Silva, contando com um efetivo de 13 bombeiros militares, 31 bombeiros comunitários ativos e 01 estagiário de nível médio.
Buscando o envolvimento e a propagação de uma cultura de prevenção na comunidade, também já foram realizados no município e na região do Vale Oeste alguns projetos sociais, como o Programa Bombeiro Mirim, Projeto Golfinho e Programa Bombeiro Comunitário.