Câmara de Salete entrega título de Cidadão Honorário ao Pastor Juvenal dos Santos

Mais Imagens



Na última sexta-feira (08/12) a Câmara de Vereadores de Salete, após autoria de decreto do vereador Eduardo Schuvedler, realizou a Sessão Solene em homenagem à Juvenal Ricardo dos Santos, Pastor-Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do campo de Salete. Na oportunidade, o pastor recebeu o título de Cidadão Honorário de Salete, reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade saletense desde 2011, quando chegou ao município, e também uma homenagem pelos seus 30 anos de ministério junto à Assembleia de Deus.

 

Histórico do Pastor Juvenal dos Santos

Nascido na localidade de Pedreiras, na cidade de Penha, em 10/12/1953, Juvenal Ricardo dos Santos é filho de gente humilde: os agricultores, já de saudosa memória, Ricardo Nominando dos Santos e Carolina Paulo Felício dos Santos.

Em março de 1960, então com seis anos, aceita à Jesus Cristo como Salvador na Assembleia de Deus de Navegantes, após apelo do então dirigente da igreja, o Pastor Gentil Monteiro de Lima. A partir de 17/07/1964 tornou-se membro da Igreja.

Aos 19 anos, em Itajaí, conheceu aquela que seria sua futura esposa, Albertina Patrício dos Santos, a “Beti”, nascida em 01/12/1957, na localidade de Alto Rio D’alma, em Ibirama e filha também de pessoas simples: o casal José Patrício e Ana Patrício. Dessa união, nasceram duas filhas: Graciliana e Rosangela, e um filho: Rodrigo.

Juvenal foi ordenado ao ministério de auxiliar em 10/02/1987 e ao presbitério em 14/10/1990. Convidado pelo Pastor José João Vieira, passou a compor o quadro de pastores integrados da CIADESCP (Convenção da Igreja Assembleia de Deus do Estado de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná), dedicando sua vida totalmente à Obra de Deus.

A partir de fevereiro do ano 2000 inicia então esta nova fase em sua vida, passando a pastorear igrejas, sendo as primeiras na respectiva ordem: Lontras, Rio do Campo, Fraiburgo e Morro da Fumaça. O próximo passo foi o cumprimento de uma promessa de Deus em sua vida, quando em 03/02/2008 tornou-se Pastor-Presidente, assumindo o campo de Ipumirim, no Oeste Catarinense, com apoio do Pastor Adair Afonso Tourinho, da cidade de Irani, que emancipou este Campo Eclesiástico. Neste local, o Pastor Juvenal dos Santos também foi Presidente da Associação Beneficente, Cultural e Educativa e assumiu a Casa Lar, realizando assim vários projetos sociais.

A chegada em Salete deu-se em 20/08/2011. O município havia se tornado um Campo Eclesiástico recentemente, após ser emancipado de Taió, e contava ainda com os municípios de Rio do Campo e Santa Terezinha (este último, também emancipado recentemente). No município saletense, foram realizadas muitas reformas em congregações, construções de templos, manutenções, edificações e aquisições durante estes mais de seis anos. Porém, não foi somente a parte física que recebeu atenção neste período, mas também a espiritual e a social.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, através de sua diretoria, agradece ao Ilustríssimo senhor vereador Eduardo Schuvedler, que foi o propositor desta Moção Honrosa, e agradece também ao Presidente do Poder Legislativo Municipal, o Excelentíssimo senhor vereador Márcio Hellmann, bem como à todos os demais vereadores, Igreja, familiares, amigos e à todos que têm contribuído na caminhada de vida do Pastor Juvenal e da sua esposa Albertina.