Informações do Vereador
- Nome: JOSÉ SALÉSIO ORLANDI
- Eleito(a):
25 (PFL) -
2001
até
2004
- Nascido em: 19/09/1961
Ações Legislativas
JOSÉ SALÉSIO ORLANDI
Nasceu em Ribeirão Cipriano município de Salete SC em 19/09/1961, filho de Alfredo Orlandi *12/10/1917 +18/12/1970 e Zulmira Salomé da Silva Orlandi *18/03/1923 +11/09/2002, neto paterno de Anselmo Michele Orlandi e Maria Ursulina Ramos e neto materno de Pedro Antônio Umbelino e Maria Salomé da Silva. Casou-se em 13/07/1985 com Neusa Maria Borghesan, filha de Dorvalino Borghesan *17/02/22 +06/02/92 e Alaíde Vetorazzi Borghesan *01/07/27, com quem teve o filho Kaiser Alfredo Ruan *11/09/87. De seu segundo casamento com Lilhan Hackbarth *04/01/1976 filha de Haroldo Hackbarth e Etta Hinrichs Hackbarth *27/04/47 realizado em Taió SC em 20/01/1993 tem as filhas: Julia Mira 03/01/94, Paula Carolina 19/01/95 e Luiza Hetta 20/03/2000.
Cursou o primário e o ginásio na Escola de Educação Básica Guilherme André Dalri, em Salete, concluindo o segundo grau no Colégio Estadual Luiz Bertoli em Taió. Já na época de estudante demonstrava interesse pela política atuando como líder estudantil e do Grupo de Jovens da AJUS, atuando nas comunidades de Taió e Salete.
Ainda estudante, auxiliava os pais na agricultura. Com o precoce falecimento do pai, muda-se em 1971 com a mãe e irmãos para a cidade de Taió, onde estuda e trabalha como frentista no posto de gasolina Werner Windisch, até 1974. Torna-se auxiliar de mecânico até 1977 quando passa a trabalhar na Comercial Taioense como auxiliar, logo promovido ao cargo de caixa. Cerca de um ano depois, já com 18 anos, recebe nova promoção e transfere-se para a loja de Salete, retornando com sua mãe à terra natal. Adquire e trabalha em seguida na Lanchonete Bikão Lanches. Em 1981 realiza concurso para a CELESC, onde inicia em 07/12/81, seguindo carreira na empresa. Em 1989 assume a gerência regional da Celesc em Taió, conseguindo 100 Km de rede de eletrificação rural de programas sociais, destacando-se com sua equipe, junto à Agência Regional de Rio do Sul, pelo empenho na manutenção preventiva, ampliação de redes e melhoria na qualidade de energia. Posteriormente retorna a Salete onde gerencia o escritório local e participa da vida social, política e desportiva da cidade. Em 10/10/2005 adere ao PDVI da Celesc, requerendo em ato contínuo sua aposentadoria. Atualmente presta assessoria ao deputado Jean Jackson Kuhlmann no Alto Vale do Itajaí.
Desportista, Zecão como é mais conhecido, foi por diversas vezes campeão municipal de futsal e futebol de campo, defendendo as equipes da AJUS, Esquadrias Rohden F.C. e equipes da CME de Salete. Atualmente auxilia as comunidades do interior e da sede na promoção de torneios esportivos.
Sua trajetória política inicia-se em 1992, com sua filiação ao PMDB a pedido de seu amigo Janir Brandt, mudando-se para o PFL, na cidade de Taió. Em 2000, então em Salete e representando a juventude local, lança sua candidatura à vereador pelo PFL, elegendo-se para a décima legislatura, período de 2000/2004. Na Câmara defendeu o desenvolvimento do município, lutando por ligações asfálticas: Salete/Witmarsun e Salete/Rio do Campo e também Santa Terezinha/Papanduva como prioridade para a região, interligando o Vale Norte e o Vale Oeste ao Planalto Norte Catarinense. Atuou na ampliação da telefonia fixa para comunidades e bairros, energias elétrica rural e urbana, fazendão de Salete uma das cidades com menor índice de residências sem energia elétrica do estado.
É de sua autoria os projetos e indicações: que cria o benefício-alimentação ao servidor público municipal; que permite acesso à cascatas e cachoeiras do município; que permite utilização de espaço acústico para teatro, música, dança e eventos em praça pública, que determina a construção de meio-fio e calçadas em ruas não pavimentadas, que determina o plantio e distribuição de árvores nativas para recompor a mata ciliar e o projeto de lei que extingue o voto secreto nas votações da Mesa Diretoria da Câmara.
Zecão cita situações marcantes de sua vida: A mãe, Dona Zulmira, lhe ensinou que as necessidades tornam-se dádivas que forjam a têmpera dos homens; o grupo de jovens da AJUS é o grande exemplo, porque criou a maioria das lideranças locais apartir da década de 1980 e que deveria ter continuidade; o trabalho com metas na CELESC que exigiu o crescimento, o querer mais e a busca do conhecimento; o irmão Anselmo seu segundo pai, que lhe orientou em situações difíceis; e sua família, demais irmãos, suas duas companheiras e filhos, aos quais nada se compara, por estarem sempre perto, lutando lado a lado.
Presidente da Câmara de Vereadores na sessão legislativa de 2003/2004 deu início à ampliação e reforma do prédio da Câmara de Vereadores, é membro titular do DEM, partido sucessor do PFL. Seus irmãos: Anselmo foi também presidente da Câmara de Vereadores de Salete e vereador por duas legislaturas e Osmar (Marinho) foi vereador na cidade de Alta Floresta MT.