Informações do Vereador

  • Nome: IVO FRANCISCO GOEDERT
  • Eleito(a): 11 (PPB) - 1997 até 2000
  • Nascido em: 25/09/1955

IVO FRANCISCO GOEDERT

 

Nasceu em Ibirama SC em 25/09/1955, filho de Bruno Ancelmo Goedert e Ágata Rengel Goedert, neto paterno de José Bertholdo Goedert e Maria Kreusch e neto materno de Jacob Rengel e Apolônia Kammers. Casou-se em Salete SC em 14/07/79 com Terezinha Marli Venturi nascida em Agronômica SC em 10/08/1961, filha de José Júlio Venturi e Maria Madalena (Vieira) Venturi. O casal tem os filhos: Kristiany Karina *21/09/80 unida a Odair Kaleski (Netos: Alisson Patrick e Carlos Eduardo), Júlio César *12/12/82 e Ivan Renato *12/08/88.

 

Cursou o ensino primário na Escola Isolada de Alto Ribeirão Fachinal, concluindo o ensino médio no Seminário Ginásio Nossa Senhora da Salete, formando-se técnico em contabilidade no Colégio Estadual Luiz Bértoli de Taió SC. Realizou diversos cursos de aprimoramento profissional, especializando-se como técnico em segurança do trabalho.

 

Sua vida profissional inicia-se com o auxílio aos pais na agricultura em Alto Ribeirão Fachinal, Vítor Meirelles, até 1967, quando com a família passa a residir em Salete. Em 1974 começa a trabalhar na empresa Rohden S/A como servente, é promovido a auxiliar de escritório, onde passa a auxiliar do departamento de Recursos Humanos, setor onde assume a gerência e atua também como técnico de segurança do trabalho. Atualmente é aposentado, e eventualmente presta serviços de consultoria na área de segurança do trabalho.

 

Participativo na comunidade, foi fundador da comunidade Kolping de Salete em setembro de 1975, atuando nesta entidade em todos os cargos até nos dias atuais, por mais de 30 anos. Membro da diretoria da Associação Esportiva Esquadrias Rohden, membro do Conselho Pastoral, foi presidente da APP do Colégio Estadual Guilherme André Dalri, fundador do primeiro Grupo de Idosos de Salete (Grupo Pe. Afonso Schumacher), foi membro da diretoria do Hospital e Maternidade Santa Terezinha, atua há anos como músico e animador nas celebrações litúrgicas da Igreja Matriz e Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salete.

 

Sua participação política inicia-se no pleito de 1992 como candidato a vereador pelo PFL, em seguida transfere-se para o PPB, novamente candidato em 1996 obtém uma cadeira para o quadriênio 1996/2000, candidato à reeleição em 2000 fica suplente de vereador para o período 2001/2004. Em seu mandato defendeu a geração de empregos, educação, esporte, saúde e atenção à terceira idade. Na Câmara além de liderar a oposição na Câmara quando era prefeito Janir Brandt, com quem tinha bom relacionamento, considerando-se que o bem estar dos cidadãos sempre esteve acima das siglas partidárias, foi também membro da mesa diretora e atuou nas diversas comissões legislativas internas. Orgulha-se de ter sido um dos vereadores mais dinâmicos da legislatura, sendo o único vereador da bancada do PPB, partido que venceu as eleições majoritárias do pleito seguinte. Destaca de sua iniciativa a denominação da ponte sobre o Ribeirão Grande, no bairro Schreiber, em homenagem ao pioneiro Montevede Pedro Lenzi.