Informações do Vereador

  • Nome: HERMINIO FORTUNATO LENZI
  • Eleito(a): 11 (ARENA) - 1970 até 1973
  • Nascido em: 08/10/1930

HERMÍNIO FORTUNATO LENZI

 

Nasceu em Pomeranos Central, Rio dos Cedros SC em 08/10/1930, filho de Montevede Pedro Lenzi e Guilhermina Stinghen Lenzi, neto paterno Ângelo Antônio Lenzi e Rosa Pauletto, neto materno de Hermínio Stinghen e Rachele Felipi, casou em Salete SC em 18/05/55 com Velci Tomazoni Lenzi, nascida em 02/10/1937, filha de Alberto Tomazoni e Olga Scoz Tomazoni. Tem os filhos: Jair *14/03/56 casado com Sirlene Gusso [netos: Karlo e Karini/Ricardo Ruani (bisneta: Isabela)], Janir Guilhermina *01/04/57 residente em Portugal, Nair *27/11/59 casada com Valdemil Saldanha [netos e bisneto: Naiana/Tiago (Cauã) e Felipe], Janilde Maria *05/10/60 (netos: Lucas e Daniel), Charles *14/03/62 casado com Marli Klitzke (neto: Renato Luiz), Carmem *24/04/63 casada com Cláudio França Veiga (Júlia e Bruna), Hermes *17/07/64 casado com Rosana Menestrina (Neto: Arthur Venicius) e Levi José *04/04/66 casado com Cleide Bertoldi. O avô materno foi o construtor da ponte do Salto Weissbach em Blumenau e juntamente com o irmão esculpiu a estátua de Hermann Blumenau, fundador daquela cidade.

 

Fez seus estudos primários em Rio dos Cedros, chegando a Salete, então distrito de Ribeirão Grande em 1946, passando a aprender neste ano o ofício de marceneiro no estabelecimento de Martinho Loch (vereador por Ribeirão Grande no município de Taió SC). Em 1949 foi convocado pelo Exército, prestando seu serviço militar na Guarda Presidencial no Rio de Janeiro RJ, então capital da República. No ano seguinte, ao retornar a Salete voltou a trabalhar como marceneiro, tendo adquirido a marcenaria em 1951, primeiro em sociedade, depois comprou a parte do sócio. Sua profissão sempre foi marceneiro, atividade que ainda mantêm com os filhos Hermes e Levi, produzindo móveis, portas, janelas, assoalhos, forros e lambris, com destaque para móveis sob medida.

 

De atuação comunitária intensa, dedicou-se à construção do Hospital e Maternidade Santa Terezinha, sendo seu presidente e fornecedor de energia elétrica gratuita, produzida por sua indústria. Igualmente, foi um dos principais líderes na fundação do Clube Esportivo e Recreativo Salete, que nos primórdios tinha sua marcenaria como sede social e local para eventos e arrecadação de fundos para construção da sede própria, edificada sob sua presidência. Também foi presidente da Obra Kolping de Salete por dois mandatos, tendo nesta condição, construído a sede desta entidade social, com o objetivo de oportunizar formação profissional aos jovens saletenses com cursos de: datilografia, corte e costura, cabelereiro, macramé, balconista, serralheria, manicure, pedicure, eletricista industrial, atendente hospitalar e outros. Ainda, com seus familiares descobriu e laborou na implantação da Gruta de Fátima, santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Furninha, que por suas expensas foi provido da infra estrutura inicial para recebimento de romeiros e visitantes, sendo posteriormente doado à Mitra Diocesana de Rio do Sul, e, atualmente, constitui-se num dos principais pontos turísticos do município.

 

Sua vida política iniciou-se com o Movimento Emancipacionista, sendo um dos principais mentores para criação do município de Salete. Oriundo do antigo PSD, elegeu-se vereador pela ARENA, para o período de 01/02/1970 a 31/010/1973, tendo sido presidente da Câmara na sessão legislativa de 1972/1973. Nesta época, apesar de surgirem divergências entre Arena 1 e Arena 2, Hermínio Lenzi tinha bom relacionamento com o prefeito Cornélio Rohden, dividindo as responsabilidades na busca de recursos na Capital do Estado e na solução dos problemas do município, especialmente no melhoramento das condições de saúde, educação e melhoramento das estradas vicinais para transporte da produção agrícola. Foi fundador do Diretório Municipal do MDB e do seu sucedâneo PMDB. Atualmente está desligado de atuações político partidárias, apenas acompanhado as ações administrativas para o bem da comunidade.