Informações do Vereador
- Nome: DORVAL TAMANINI
- Eleito(a):
15 (MDB) -
1977
até
1983
Ações Legislativas
DORVAL TAMANINI
Nasceu em Salete em 01/11/1940, filho de Raimundo Tamanini e Emilia Corbani Tamanini, pioneiros, oriundos de Rodeio SC. É neto paterno de Domenico Tamanini e Colomba Moser e neto materno de Secondo e Giusepina Corbani. Casou-se em Salete em 16/08/65 com Angelina Furlani, nascida em Salete em 10/01/44, filha de Felício Furlani e Eugênia Osti Furlani, provenientes de Rio dos Cedros SC, tendo o casal os filhos: Clarice *06/05/66, casada com Valdevino Clasen (neta: Gardênia), Feliciano 06/05/73, casado com Edna Schmöller (neto: Ludgero), Cassiano 21/01/86 e Elisabete *02/03/87 casada com Sidnei Haverroth.
Fez o curso primário na Escola Zilda Silveira, de São Luiz, comunidade onde nasceu e representou na Câmara de Vereadores, tendo estudado até o 2º ano do Colegial (ensino médio) em Irati PR, no Seminário dirigido pelos padres Capuchinhos – Ordo fratrum menorum Capuccionorum. Retornando de Irati, dedicou-se à agricultura, profissão dos pais, atividade na qual aposentou-se, todavia ainda a exerce, além de auxiliar o filho Feliciano no ramo de comércio e secagem de cereais. Destaca-se também sua passagem pelo exército, servindo ao quartel no ano de 1959 no 2º Batalhão Ferroviário de Rio Negro PR.
Como líder comunitário participou de diretorias da Igreja, Escola e Futebol, sempre de forma muito ativa. Atualmente integra, com sua esposa, o Coral do Circolo Trentino e o Coral do Alto Vale.
Na trajetória política foi um dos fundadores do MDB e do PMDB, partido pelo qual elegeu-se vereador em 1976 para a legislatura de 01/02/1977 a 31/01/1983. Na época, integrava a bancada de oposição ao então prefeito municipal Affonso Rohden, porém orgulha-se de ter sempre votado a favor dos projetos do prefeito, por entenderem positivos à população saletense, destacando-se a instalação da estação de tratamento de água pela CASAN, aquisição do terreno e início da construção do Módulo Esportivo Municipal, Eletrificação Rural, instalação do Besc e do Banco do Brasil e para São Luiz uma ponte pênsil próximo à propriedade de Augusto Felipe ligando à margem direita próximo a Inácio Pandini. Atualmente ainda participa do diretório municipal do PMDB, sendo sempre ouvido na condução política dos destinos do seu município. O irmão Bruno e o primo Olindo também foram vereadores por Salete, representando a comunidade de São Luiz.