Informações do Vereador

  • Nome: DARCI HEINZEN
  • Eleito(a): 99 (UDN) - 1963 até 1967
  • Nascido em: 01/01/1933

DARCI HEINZEN

 

Nasceu em Gravatal SC, então município de Tubarão, em 01/01/1933, porém registrado em 01/01/1934, filho de Dorvalino Heinzen e Lídia May, neto paterno de Nicolau José Heinzen e Angélica da Silva e neto materno de Bernardo Jacob May e Ana Berckenbrock. Casou-se em Salete SC, em ato religioso de 30/07/55 com Isaura Belli, nascida em 04/01/1936, filha de Gregório Belli e Adelina Back, confirmado no cartório civil em 23/09/1958. O casal teve os filhos: Nelson *12/05/56, Moacir (falecido bebê), Neide *27/10/58 casada com Vendelino Schmidt (netos: Vianei, Alexsandra, Nathália Thays e Eduardo), Nilsa *23/12/59 casada com Valmor José Zonta (netos: Fernando e Rodrigo) e Narcísio *28/05/61 casado com Edna Aparecida Cadorin (neta: Bárbara).

 

Chegou a Salete com os pais e mais quatro irmãos em 1938, radicando-se em Barra Grande, então pertencente ao município de Rio do Sul, tendo seus pais mais 13 filhos em Ribeirão Grande, além de ter outros três meio-irmãos do segundo casamento do pai com Maria Brancher.

 

Da localidade de Barra Grande, onde fez o curso primário por três anos, mudou-se recém-casado para a vizinha comunidade de Rio Herta, onde nasceram seus filhos e a família dedicava-se à agricultura. Em 1965, já eleito vereador, deixou a lavoura para estabelecer-se com comércio no centro da cidade, tendo como sócio o sogro, que o desestimulara de ser caminhoneiro, seu intento inicial. No ano seguinte adquire a parte do sócio e prospera no ramo de secos e molhados com ênfase a mercadorias utilizadas por agricultores, seus principais clientes e também fornecedores, já que comprava e vendia a produção agrícola local. Em meados da década de 1970 abateu-se grande crise econômica na região, fazendo com que perdesse grande parte do seu patrimônio. Em 1976, com o pequeno capital que lhe restara inicia a vida de carreteiro autônomo, consumando o sonho acalentado desde o tempo do trabalho na lavoura. Em 1977 muda-se para Joinville e em 1980 transfere-se para Itajaí, onde reside atualmente, e, embora aposentado, ainda trabalha como carreteiro.

 

Líder nas comunidades de Barra Grande e Rio Herta, inicia sua participação na política como vereador na primeira legislatura do município de Salete, representando a UDN. Posteriormente correligionários sugerem sua candidatura a prefeito, porém premido pela pouca disponibilidade de tempo em virtude da sua atividade comercial, declina em favor de Cornélio Rohden e do cunhado Ivo Belli, os quais são eleitos prefeito e vice no pleito de 1968. Após deixar Salete afasta-se da participação política, cumprindo apenas suas prerrogativas e obrigações como eleitor.