Informações do Vereador
- Nome: ALDERICO DOLZAN
- Eleito(a):
11 (ARENA) -
1977
até
1983
- Nascido em: 15/03/1933
Ações Legislativas
ALDÉRICO DOLZAN
Nasceu em Salete SC em 15/03//1933, filho de José Dolzan e Helena Socreppa Dolzan, neto paterno de Ângelo Dolzan e Adelaide Cola e neto materno de Antônio Socreppa e Adele Piccoli, casou-se nesta cidade em 12/05/1962 com Laurita Stolf Dolzan, nascida em Salete em 27/02/1941, filha dos pioneiros Narciso Stolf e Clara Sevegnani, tendo o casal duas filhas: Dorli *15/03/63, casada com Gentil Tanchella (netos: Gilson e Gean) e Elenir Ana *26/04/67 casada com Ademir da Luz (netos: Elaine Cristina e Samuel).
Cursou a escola primária na localidade de São Luiz, onde nasceu e reside até hoje, e já adulto, fez curso supletivo por correspondência na Escola Brasiliense para aperfeiçoar seu conhecimento autodidata.
Os pais pioneiros, receberam o registro do primeiro casamento da nova colônia de Ribeirão Grande. José Dolzan chegou com o irmão Luiz Dolzan em 1925 e Helena Socreppa chegou com os pais e irmãos em 1927. Cabe à Adelaide Dolzan, irmã de Aldérico o primeiro nascimento registrado em Ribeirão Grande, enquanto que o próprio ex-vereador foi pioneiro nos registros do sexo masculino.
Inicialmente Dolzan dedicou-se à agricultura, profissão dos pais e irmãos, e já na juventude aprendeu o ofício de dentista prático, profissão muito utilizada na época, servindo por muitos anos a comunidade com esta atividade. Apesar de dedicado ao consultório e próteses dentárias, jamais deixou a lavoura, sendo sua família sempre dedicada ao cultivo da terra, tanto que Dolzan foi um dos sócios fundadores da CRAVIL. Participante da comunidade foi presidente da Escola de São Luiz, atuando em diretorias de escola, igreja e esportes da localidade.
Sua história política tem vínculos no PSD, tendo acompanhado seus correligionários na ARENA, partido pelo qual foi eleito vereador para o período de 1976 a 1982. Eleito para a base de sustentação do governo municipal, junto com Affonso Rohden e Antônio Schmöller, seu trabalho na Câmara foi voltado à reabertura e revestimento primário de estradas vicinais e eletrificação rural. Na educação e desporto, batalhou pelo melhoramento das escolas do município, aprovando a aquisição de terreno e construção do módulo esportivo municipal, além de conseguir com o governo do município, auxílio para construção de um campo de futebol em São Luiz. Deixou de militar ativamente na política, porém continua ligado nos acontecimentos, contribuindo com sugestões e apoio, sempre que procurado para tal.