Informações do Vereador
- Nome: ADEMIR RUSSO DOS SANTOS
- Eleito(a):
15 (MDB) -
2005
até
2008
- Nascido em: 18/06/1953
Ações Legislativas
ADEMIR RUSSO DOS SANTOS
Nasceu em Indaial SC em 18/06/1953, filho de Bruno Feustel (in memorian) e Jacira dos Santos, é neto paterno de Richard Feustel e Hulda Siebel e neto materno de Francisco dos Santos e Tecla Ehrardt, casou-se em Rio do Campo SC em 24/12/73, com Arlete Lopes, nascida em 09/09/55, filha de Evaristo João Lopes e Lídia Niehues. O casal tem os filhos: Patrícia *24/12/75, casada com Edílson Josefi (netos: Bruno e Eduarda), Cléo César *22/07/81 e Taciane *18/06/1985, casada com Ricardo Rohden (neto Renan).
Russo, como é carinhosamente conhecido, fez seus estudos primários e ginasiais no Colégio Estadual Raulino Horn, em Indaial SC.
Aos 12 anos começa a trabalhar em serviços gerais no Comercio Mario Nardelli em sua terra natal. Ao completar 16 anos, muda-se para Taiozinho, Rio do Campo, onde trabalha como circuleiro na Madeireira Giacomelli. Aos 18 anos presta serviço militar no Batalhão de Blumenau. Um ano depois retorna ao seu trabalho de circuleiro, casando-se em seguida, trabalha durante um ano na Malharia Diana, em Timbó SC como auxiliar de tinturaria. Com 21 anos muda-se para Salete com sua esposa para trabalhar na Auto Mecânica Saletense como auxiliar de mecânico, onde aprende a profissão. Nesta empresa trabalha durante quatro anos.
Em 1978 Russo ingressa na Prefeitura Municipal de Salete, na Gestão do prefeito Affonso Rohden, no cargo de mecânico, passando por diversos cargos e atividades destacando-se Diretor de Cultura e Secretário de Obras em dois períodos.
Artista Plástico e Escultor nas horas vagas, Russo é reconhecido em todo o estado de Santa Catarina pelas obras que produz, principalmente utilizando-se de material de sucata e peças metálicas em desuso. Participou de inúmeras Exposições e mostras de Salões de Artes Plásticas e Escultura em Santa Catarina e no Paraná, nos Salões de Artes de Chapecó, Blumenau e Itajaí. Premiado no Salão de Novos em Joinville, participou de varias Exposições Coletivas e Mostras Individuais, destacando-se nas cidades de Rio do Sul, Indaial, Timbó, Blumenau, Itajaí, Florianópolis e Garapuava PR.
É de sua autoria o monumento ao Colonizador, realizado em metal com altura de 3,2 metros localizado na praça Raimundo Tamanini, no centro da cidade de Salete. Em Rio do Sul, fez o monumento em homenagem ao Prefeito Celso Daniel, e tem uma obra na praça da Fundação Riosulense de Cultura, tem feito vários bustos em diversas cidades, a destacar o busto do fundador do Frigorífico Riosulense, Sr. Lauro Pamplona.
Atuante na vida comunitária, Russo foi presidente da APP da Escola de Ensino Fundamental Bernardo Rohden e da APP do Jardim de Infância Cinderela, ambos do bairro Schreiber, onde reside há quase 30 anos.
Sua vida política inicia-se em Salete em 1975 como militante do antigo MDB, posteriormente por intermédio do prefeito Affonso Rohden, filia-se ao PDS retornando ao PMDB em 1989 a convite do então prefeito Janir Brandt.
Sua primeira experiência eleitoral dá-se no pleito de 2004, quando elege-se vereador com 262 votos, valendo a terceira colocação entre todos os candidatos para a gestão 2005/2008, foi líder do governo Hugo Lembeck/Janir Brandt em 2005. Para o biênio 2005/2006 é o Relator da Comissão de Justiça e Redação e Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas. Seu plano de ação projetos para o mandato está centrado na área de saneamento básico, saúde, educação, esporte e cultura. É seu intento lutar por uma avançada política voltada à exploração do turismo religioso e ecológico. Defende incentivos para instalação de novas empresas, visando aumentar o emprego e a renda no município, pretende traçar uma diretriz de incentivo a agricultura, para agregar valores e o crescimento do homem do campo. Exerceu os cargos de Diretor de Cultura de 01/04/97 a 31/05/99 e Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de 1/06/99 a 30/12/2000 e novamente em 2005/2006. É atual secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Foi presidente do Diretório Municipal do PMDB, foi presidente da Câmara de Vereadores em 2007 e nesta condição foi o precursor como presidente do Legislativo, a assumir interinamente, a chefia do poder Executivo de Salete, de 11/10/2007 até 26/10/2007.